INDONÉSIA

CONSISTÊNCIA E SURF TODO O ANO

Situada entre o Oceano Índico e Pacífico, a Indonésia é um país composto por largos milhares de ilhas, com algumas das ondas mais cobiçadas do planeta. Um verdadeiro paraíso, e um parque de diversões para qualquer surfista, onde a maioria das ondas são definidas pelos abundantes recifes de coral.

 

Aqui, não faltam lugares remotos e ondas à espera de serem visitadas, mas também, praias de sonho em abundância que deslumbram à primeira vista.

 

Com mais de 260 milhões de habitantes, a Indonésia, é também, um destino perfeito para os exploradores, amantes da aventura e das paisagens naturais. Diversidade é a palavra de ordem numa região rodeada pelo mar, a qual possui também em terra, uma considerável riqueza cultural à espera de ser conhecida.

 

As inúmeras religiões praticadas no país e a interação entre elas, originaram um verdadeiro “melting pot” cultural. A maioria da população indonésia pratica a religião muçulmana, mas também por lá existe, o hinduísmo, o cristianismo, o budismo, entre outras religiões. Os templos são, mesmo, das principais atrações turísticas do país.

 

Respeitar os costumes locais e usar um vestuário discreto, sobretudo no caso feminino, são também conselhos a ter em conta.

 

Clima

A Indonésia possui um clima tropica e equatorial, que pode variar entre os arquipélagos devido à imensidão dos mesmos. Ainda assim, regra geral o tempo é húmido e quente, com uma temperatura que varia entre os 25 e os 35 graus ao longo do ano. Existe ainda um período de monção, entre novembro e março, onde chove com regularidade. De abril a outubro regista-se o período da seca, marcado pela abundância de swells.

 

Época

A época da seca (abril a outubro) é a altura do ano preferida dos surfistas, pela quantidade e qualidade das ondas, mas também pela água morna/quente. Nesta altura do ano, sobretudo nas ilhas banhadas pelo Índico, é normal chegar um forte swell por semana. Ainda assim, no período chuvoso (novembro a março), embora os swells sejam menores, também existem ondas e a “concorrência” na água é menor.

 

Material Recomendado

Os calções de banho e t-shirt ou licra são o “guarda-roupa” mais comum por estas paragens, sobretudo nos meses de seca, onde a água é mais quente. É essencial levar material extra, de forma a prevenir eventuais acidentes. Chop e quilhas a mais, cordinha, wax de água quente, protetor solar e um quiver robusto, entre três a quatro pranchas com opções para os mais variados tipo de ondas - mar pequeno, médio e bem grande.

 

Onde Ficar?

Existem vários resorts em grande parte dos arquipélagos onde é possível ficar. A opção pelo barco também é bastante apelativa, até porque permite ficar mais perto das melhores ondas, tendo acesso direto ao pico e podendo aproveitar mais tempo de surf. Existem ainda vários programas combinados, que é a opção ideal para quem quer o melhor de dois mundos, alguns dias no resort e outros no barco.

A Indonésia é um país de larga maioria muçulmana, mas onde existe liberdade religiosa garantida pela constituição. Dessa forma, não existem muitas restrições aos turistas. Apenas na província de Aceh, Norte de Sumatra, está instalada a Sharia, lei muçulmana. Apesar de existir alguma liberdade, é sempre importante respeitar as tradições e culturas locais, sendo que as mulheres devem usar vestuário discreto.  É importante ainda levar repelente, de forma a ficar prevenido contra os mosquitos. Para quem tiver problemas com sede, terá facilmente ao dispor a famosa cerveja Bintang.

+ INFO

SURF INDONÉSIA

A Indonésia oferece ondas poderosas, algumas delas só ao alcance dos surfistas mais avançados. Mas também há opções para níveis intermédios. Quem procura ondas de qualidade para elevar o nível técnico do seu surf não encontra melhor local no planeta para o fazer. A água quente complementa o retrato de um verdadeiro paraíso das ondas, onde se pode encontrar sessões de todos os tamanhos, desde um metro até aos três metros.

MENTAWAI

Dezenas de picos e condições perfeitas fazem das Mentawai o maior “playground” de ondas do mundo, e um desafio para qualquer surfista.

 

Pertencentes à república da Indonésia, uma nação composta por mais de 18.000 ilhas, as Mentawai são um pequeno arquipélago tropical em pleno estado selvagem, composto por quatro ilhas principais: Siberut, Sipura, Pagai Utara e Pagai Selatan, cada um com mais de dez picos distintos.

 

Situado a 100km da costa oeste de Sumatra, o Arquipélago das Mentawai, é reconhecido como o melhor surf spot do mundo, pela consistência e qualidade das suas ondas. Apresenta um total de mais de 300km de costa surfável com ondulação ao longo de todo o ano, pouco vento e um mar de águas quentes e cristalinas sobre bancadas de coral, oferendo as direitas e esquerdas mais perfeitas do Mundo.

 

São o spot perfeito, para os amantes de ondas tubulares com paredes verticais, desafiando os melhores surfistas na perícia do drop. Um paraíso de surf para os grandes aficionados.


DESCOBRIR

BALI

Situada entre as ilhas de Java e Lombok, Bali oferece uma diversidade de paisagens únicas.  As pequenas ilhas de Nusa Penida, Nusa Lembongan e Nusa Ceningan também fazem parte da província. A maior cidade de Bali é Dempassar, conhecida pelas suas praias de areia branca e águas calmas e por ser classificada como a zona com mais surf shops do mundo.

 

Com um clima tropical e água quente, Bali oferece as melhores condições para umas férias de surf e diversão, pois dispõe também de inúmeras estruturas hoteleiras e recreativas. Existem ainda várias atrações culturais, como templos, espetáculos de dança, esculturas ou pinturas. É aqui que vive a maioria da comunidade hindu da Indonésia, sendo essa a principal religião da ilha.


DESCOBRIR

G-LAND

Java fica situada entre Sumatra (a oeste) e Bali (a este), recebendo os mesmos swells. Grajagan ou G-Land, mesmo fora de época, continua a proporcionar sessões únicas. Por lá já passou o mundial de surf, o que diz bem da qualidade da onda. É mundialmente conhecida pelos seus tubos ocos, que quebram em reefs muito rasos, assim como pela consistência das esquerdas – é raro um dia flat.

 

Localizada no belíssimo parque natural Alas Purwo, casa de espécies exóticas, aqui os surf camps são predominantes, sendo que se trata de uma zona rica em termos de natureza, pois fica na selva Javanesa, e pouco povoada. Um local de culto para os surfistas mais exploradores.


DESCOBRIR

O que procuras?

Programa
Todos
Surfing Solo
Surf Boats
Surf Resorts
Guest Houses
Surf & Yoga
Quando
Todo o Ano
JAN A FEV
MAR A ABR
MAI A JUN
JUL A AGO
SET A OUT
NOV A DEZ
Nível de Surf
Todos
Iniciado
Intermédio
Intermédio/Avançado
Avançado

As nossas ofertas INDONÉSIA